quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Paul FEYERABEND

PAUL FEYERABEND, francês, é conhecido como um dos inimigos da ciência, juntamente com Popper, Lakatos e Khun, e isto tudo se deve aos seus escritos anarquistas sobre epistemologia e de seu lema "vale tudo". É um anarquista epistemológico das ciências. Centra suas críticas ao método científico. A temática educação recebe poucas contribuições em seus escritos, ao contrários dos temas sobre filosofia das ciências, mas ressalta-se que tal temática recebeu também forte influência dos escritos de Wittgenstein. Uma característica importante de suas obras está na necessidade das regras como elemento importante para a razão e humanidade do homem.
"o ensino deve ser baseado na curiosidade e não no comando, o "professor" é convidado a promover essa curiosidade e não a confiar em em um único método. A espontaneidade reina suprema, no pensamento (percepção) como também na ação" (FEYERABEND, 1975, p. 187).
...........
"Todos temos direito de sonhar e este direito não pode ser eliminado por uma educação que nos paralisa em lugar de ajudar-nos a desenvolver plenamente o nosso ser" (WITTGENSTEIN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário